Skip to content

Alimentação Infantil Saudável – Cardápio Saudável e +7 Dicas Para o Seu filho Comer…

Começar a vida com uma alimentação saudável é um dos passos mais importantes para promover o bem-estar físico, mental e social das crianças. A saúde não estará presente só na infância, mas servirá de base para toda a vida. Conheça mais sobre alimentação infantil saudável e como colocar em prática na sua casa.

Uma alimentação infantil saudável é o objetivo de toda mãe, mas nem sempre esse objetivo é alcançado com sucesso. Frutas, verduras e legumes são rejeitados por tantas crianças que as mães devem realizar manobras para que os filhos comam.

Por que uma alimentação infantil saudável é tão necessária? Alguns motivos são: para prevenir doenças, oferecer energia para que seu filho desenvolva atividades diárias, dar suporte ao crescimento e desenvolvimento das crianças, além de auxiliar no bem-estar, aumentando a alegria na família.

Atualmente, as crianças só pensam em jogos, computadores, televisões e outros eletrônicos. Não querem parar nem para as refeições.  Esses hábitos geram duas consequências: má digestão e diminuição do gasto energético diário.

Vamos explicar melhor! Quando estamos em frente a eletrônicos, não tiramos a atenção deles. E no momento da refeição, nossa atenção precisa estar voltada para a alimentação. Desta maneira, nosso corpo saberá o que está ingerindo, os sabores serão distinguidos e a saciedade chegará mais rápida.

A outra consequência é menor requerimento calórico por não haver movimento quando estamos “estáticos” em frente as novas tecnologias. O ideal é que seu filho pule, brinque, gaste todas as energias e tenha uma alimentação infantil saudável !

Precisa de ajuda para montar um cardápio para uma alimentação infantil saudável ? Confira as dicas abaixo.

alimentacao-infantil-saudavel-7-dicas-para-o-seu-filho-comer-boa-alimentacao

 

“O que faço com meu filho que não come?” 7 Dicas só para você:

  1. Se o seu filho gosta de abrir a geladeira para procurar lanchinhos, coloque frutas e iogurtes em destaque.
  2. Quando seu filho não aceitar bem um alimento, faça o mesmo alimento com uma receita diferente.
  3. Não estimule trocas entre comidas e algo que o seu filho queira muito (brincar, passear, comer doces). A criança associa que estará fazendo algo ruim para receber algo bom. Ter uma alimentação saudável é ótimo e não precisa ser negociado por nada!
  4. Faça das refeições momentos muito agradáveis. Não brigue por nenhum motivo quando estiver à mesa. Sempre que possível com a família toda completa e com harmonia. Quando a criança consumir alimentos saudáveis, elogie. É importante para a criança perceber que comer traz felicidade.
  5. Não deixe seu filho comer em frente a eletrônicos.
  6. Monte o pratinho do seu filho com porções controladas e coloridas (mais de 5 cores). Não exagere! Evite por a mesa alimentos ricos em gorduras, açúcares refinados e sódio.
  7. Faça picolés de frutas, saladas com frutas variadas, pizzas integrais com legumes, espetinho de frutas e pratos divertidos! A criançada adora!

É de conhecimento de todos que uma alimentação infantil saudável seja repleta de legumes, verduras, frutas. Mas e os óleos e gorduras?

Para uma alimentação infantil saudável, boas gorduras são bem vindas. Dê preferência a gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Podem ser encontradas no azeite extra virgem, óleos vegetais (soja, canola, milho, girassol) e peixes.

+1 Dica Especial:

Não abuse de óleos vegetais quando cozinhar. As preparações mais saudáveis são as cozidas, assados, grelhados, ensopados.

 

Açúcar ou adoçantes?

Esta dúvida sempre surge. “Eu posso usar adoçante nos sucos do meu filho?”.  A melhor opção é não oferecer adoçantes e nem produtos adoçados com algum tipo deles. O segredo é não abusar do açúcar e quando usa-lo, preferir o mascavo ou demerara.

O açúcar refinado é o mais usado no Brasil. É composto por sacarose e está presente em diversos alimentos como pães, bolos, biscoitos, doces, balas. No entanto, em excesso, pode causar cáries, outras doenças bucais, obesidade, diabetes e outras doenças. Não abuse do açúcar se você deseja uma alimentação infantil saudável para seu pequeno!

 

Cardápio Saudável – Opções para cada refeição do dia a dia:

Café da manhã:

  • Vitamina com leite integral, fruta, farelo de aveia
  • Cereal matinal integral + frutas picadas + leite integral
  • Torradas com queijo branco e sucos de fruta
  • Pão integral + queijo + blanquet de peru
  • Salada de frutas
  • Cookies integrais (aveia, banana, maçã, canela – sem chocolate)

Lanchinhos da manhã e da tarde:

  • Iogurte
  • Leite fermentado
  • 1 porção de frutas (maçã, banana, laranja, pêssego, kiwi, uvas, morangos, pera)
  • Água de coco
  • Barrinha de cerais orgânica

Almoço e jantar:

  • Salada de alface e tomate + beterraba cozida + soja cozida + arroz integral + frango desfiado + laranja
  • Salada agrião, tomate e palmito + cenoura cozida + grão-de-bico + arroz com brócolis + ovo mexido + morangos
  • Salada cozida de batata doce, vagem, chuchu e cenoura + couve refogada + quinoa cozida + ervilha cozida + banana
  • Salada de espinafre e tomate+ chuchu refogado + arroz integral + feijão + carne moída + pera
  • Salada de cenoura crua + couve-flor + arroz integral + feijão + filé de peixe + manga

Ceia:

Apenas se tiver fome. Preferir um copo de leite, mingau de aveia ou uma porção de fruta.

 

Eduque e alimente seu filho com amor. Boa saúde é consequência de alimentação infantil saudável!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *