Dietas Para Quem Faz Academia e os 4 Alimentos Essenciais.
Começar a treinar exige muito esforço e cuidados com a saúde. Mas o que muita gente não sabe é que existem dietas para quem faz academia, que são muito eficientes.
Esse tipo de dieta não é linear. É um conjunto de alimentos altamente nutritivos que influenciam diretamente nos resultados dos treinos. A melhor coisa para quem está começando a se exercitar é intercalar os exercícios de musculação com uma boa nutrição.
Para você que não conhece nenhuma das dietas para quem faz academia e se sente inseguro para montar o seu cardápio, o recomendado é procurar um nutricionista, que irá montar um cardápio prático para você, adaptado às suas necessidades nutricionais e de treino.
Mesmo assim, existem algumas dietas para quem faz academia que são muito simples e básicas, que qualquer pessoa pode seguir, para conseguir bons resultados nos treinos.
4 alimentos que devem estar presentes nas dietas para quem faz academia
Se você ainda é iniciante e não sabe bem o que comer para potencializar os treinos, fique de olho nos alimentos que devem estar presentes nas dietas para quem faz academia:
1 – Foco nas proteínas
Quem treina pesado, deve focar a sua alimentação nas proteínas, para o crescimento e desenvolvimento dos músculos da dieta, além de ajudar na recuperação muscular pós-treino. O indicado para as dietas de quem faz academia é consumir 2g de proteína por kg do peso da pessoa.
As melhores proteínas são as de carnes vermelhas magras, leite, ovos e peito de frango. Modere o consumo das carnes vermelhas, já que também possuem gordura saturada. Por isso, é interessante investir nas carnes brancas, como peixe, atum e salmão.
2 – Fique de olho nos carboidratos
Os carboidratos são necessários para que haja a recuperação muscular no pós-treino. Além disso, são eles que fornecem energia para o organismo como um todo.
Mas os carboidratos simples (encontrados em pães, farinha, bolos e biscoitos) devem ser evitados, pois são rapidamente absorvidos pelo organismo, aumentando o estoque de açúcar no sangue e atrapalhando o desempenho.
Já os carboidratos complexos podem e devem ser consumidos, pois são absorvidos de forma lenta pelo corpo e aumentam devagar o índice de açúcar no sangue, ajudando assim a manter o índice glicêmico estável. Pão integral, fibras, lentilhas e batata-doce são ricos neste tipo de carboidrato.
É recomendável ingerir, nas dietas para quem faz academia, 2g para cada kg de peso corporal (assim como as proteínas) de carboidratos complexos.
3 – A gordura também faz parte
Nem todo tipo de gordura faz mal para o corpo. As gorduras saturadas atrapalham a saúde e o desempenho de quem treina. As gorduras do tipo trans devem ser cortadas das dietas de quem faz academia.
Já as gorduras insaturadas são outra história. Quando são ingeridas de forma moderada, auxiliam o desempenho nos treinos, além de liberar hormônios anabólicos e intensifica o resultado dos treinos. Duas boas fontes de gorduras insaturadas são as nozes e atum.
É bom evitar enlatados, molhos, gorduras da pele de frango e frituras. Evite consumir açúcar puro e tente substituí-lo por adoçantes. Cortar os refrigerantes também funciona.
4 – Tome muita água
Bom, esse é um conselho velho, mas talvez o mais importante de todos. Isso porque o organismo é composto por mais de 70% de água. Além de hidratar o corpo, ela ajuda a repor as energias no pós-treino.
A água também ajuda o organismo a eliminar as toxinas, limpando o organismo. Ela também ajuda na síntese de proteína do corpo, o que ajuda a acelerar o metabolismo.
O indicado é beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Mas você também pode consumir alimentos hidratantes, além de chá verde, que também ajuda a acelerar o metabolismo.
Segredo. Faça várias refeições ao dia
Um dos segredos das dietas para quem faz academia é comer várias vezes por dia. Isso porque o segredo não é comer muito, mas sim comer várias vezes durante o dia.
A periodicidade do que você come e dos horários vai variar muito em cada uma das dietas para quem faz academia, mas a mais comum é a de 4 a 6 refeições diárias, divididas em duas grandes refeições (almoço e jantar) e outras em pequenas porções de alimentos. Assim você come bem e consegue enxergar mais rápido os resultados dos treinos na academia!
Comments (0)