Você não sabe mais o que fazer com o intestino preso do seu filho? Veja aqui os alimentos que soltam o intestino do bebê e o que fazer para deixar seu filho livre de desconfortos abdominais.

Os bebês apresentam, muitas vezes, cólicas, flatulências e constipação. Estar com o intestino preso nunca é saudável e as mães sempre ficam preocupadas.

Desde o nascimento até os 6 meses de idade, a recomendação é que os bebês recebam aleitamento materno exclusivo. Como é isso? É simples, até 6 meses, o único alimento que seu bebê precisa é o leite materno e nada mais. Não precisa beber água, suquinhos,  papinha de frutas e alimentos que soltam o intestino.  O aleitamento materno, segundo o Ministério da Saúde, pode continuar até 2 anos de idade, mas aliado a outros alimentos, como papas salgadas e frutas.

E qual o momento de introduzir alimentos? Somente após 6 meses. Algumas justificativas são que as necessidades de minerais (como ferro e zinco) aumentam e o intestino do bebê está pronto para receber esses alimentos.

Com a introdução de alimentos, problemas intestinais são mais frequentes, gerando gases, fezes ressecadas, constipação e cólicas. Introduza uma alimentação variada em frutas, verduras e legumes, inclusive alimentos que soltam o intestino para que o desenvolvimento do seu bebê seja pleno. A atenção em crianças deve ser redobrada, pois o intestino dos pequenos é muito mais frágil do que o de adultos.

 

Como observar alterações no comportamento e nas fezes?

  • O intestino preso gera grande desconforto. A mãe pode perceber que o abdômen do seu filho fica distendido, faz muito esforço para evacuar e ainda pode apresentar choro frequente devido às cólicas intestinais.
  • Normalmente as fezes de um bebê em aleitamento materno exclusivo são pastosas e bem clarinhas.
  • Os recém-nascidos evacuam até oito vezes por dia. Com o passar do tempo, o número de evacuações pode cair até para duas vezes.
  • É importante observar a quantidade das evacuações também. A constipação geralmente é relacionada com presença de poucas fezes, ressecamento e aparência dura.

21-alimentos-que-soltam-o-intestino-do-bebe-boa-alimentacao

 

21 Alimentos que soltam o intestino do bebê

Os principais alimentos que soltam o intestino são:

  1. Ameixa preta
  2. Laranja com bagaço
  3. Tomate
  4. Aveia
  5. Vagem
  6. Damasco
  7. Mamão
  8. Kiwi
  9. Banana nanica
  10. Iogurte
  11. Abacaxi
  12. Mexerica
  13. Quiabo
  14. Couve
  15. Farelo de Trigo
  16. Farinha de linhaça
  17. Feijões
  18. Suco de laranja lima
  19. Tangerina
  20. Manga
  21. Almeirão

 

Receita Especial com alimentos que soltam o intestino:

  • ¼ de laranja lima
  • 1 fatia fina de mamão
  • 1 ameixa preta sem caroço hidratada
  • 1 colher de sobremesa farinha de linhaça.
  • Bater tudo no liquidificador e oferecer ao bebê constipado.

 

16 Alimentos que “prendem” o intestino

  1. Batata
  2. Arroz
  3. Pera ou suco de pera
  4. Goiaba
  5. Mandioca
  6. Maçã
  7. Suco coado de goiaba
  8. Suco coado de maçã
  9. Inhame
  10. Banana Prata
  11. Caqui
  12. Biscoito água e sal
  13. Mandioquinha
  14. Banana maçã
  15. Cará
  16. Amido de Milho

 

16 Alimentos que causam gases no bebê

  1. Alho
  2. Cebola
  3. Açúcar refinado
  4. Agrião
  5. Ovos
  6. Brócolis
  7. Acelga
  8. Beterraba
  9. Ervilha
  10. Couve
  11. Batata Doce
  12. Lentilha
  13. Grão-de-bico
  14. Repolho
  15. Feijão
  16. Abacate

 

“Meu bebê usa fórmulas. O que devo fazer?”

Por diversos fatores, o uso de fórmulas infantis (leites artificiais) é muito comum. Se o seu filho usa, fique atento às reações alérgicas que o leite pode acarretar.

Quando o leite não está adequado para a criança e sua idade, pode gerar cólicas, gases e intestino preso.  Uma dica muito importante é seguir a diluição das fórmulas industrializadas e em alguns casos, pode trocar a água filtrada comum por uma receitinha simples: ferver a água filtrada com duas ameixas secas, coar, esperar esfriar um pouco e usar esta água para preparar o leite.

 

Atividades físicas também ajudam!

Sim, atividades físicas não são boas só para adultos. Os bebês precisam se exercitar até para controlar seu intestino e não só de alimentos que soltam o intestino. Mas muita cautela: atividades não devem ser exageradas!

As orientações são para que o bebê fique solto, tendo espaço para se movimentar da forma que desejar. Movimentos com as perninhas e massagens no abdômen são bem vindas para aliviar os gases e ajudar no trânsito intestinal.

 

O que posso concluir?

  • Não deixar de fazer o acompanhamento mensal com o pediatra do seu filho (a) e contar sobre as alterações que você perceber. É importante ter um acompanhamento nutricional para a introdução de novos alimentos no bebê, alimentos que soltam o intestino, evitando o intestino preso, cólicas e gases.
  • Mãe, se o bebê apresentar diversos episódios de constipação ainda em aleitamento materno exclusivo, procure um pediatra e um nutricionista para verificar a sua alimentação. Não tome refrigerantes, evite alho, brócolis, couve-flor e doces. Tudo o que você come, seu bebê também se alimenta. Prefira alimentos que soltam o intestino.
  • Observar o horário da cólica com o que foi ingerido pelo bebê antes da dor.
  • Evite flatulências! Se o bebê estiver com muitos gases, retirar leguminosas e açúcar (que só podem fazer parte da alimentação infantil a partir de 2 anos) da dieta.
  • Não exagere na comida! Respeite a quantidade que o seu filho deve se alimentar.
  • Não utilizar papinhas industrializadas. Muitas apresentam conservantes, açúcares e gorduras.
  • Invista nas cores! Sempre varie o cardápio para aumentar a quantidade de nutrientes ingeridos pelo seu bebê.

This Post Has 4 Comments

  1. Amei, foi muito útil pra mim, minha filha come sopa de legumes, tipo batata,cará cenoura, abóbora,vou procura uma nutricionista urgente porque minha filha ta dando até febre? Por causa disso. ..

  2. cada vez que vejo esse site vejo uma postagem melhor que a outra , parabens …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *