A dieta das frutas, bem como o nome diz, é uma dieta que a prioridade é o consumo de frutas. Para quem não tem o costume de ingerir frutas, saber como a dieta das frutas funciona é bem interessante. Você pode encontrar informações muito úteis e saudáveis aqui.

As frutas são vegetais que geralmente apresentam gosto adocicado ou cítrico que aguçam o paladar de qualquer um. Suas cores são fantásticas e os benefícios para o organismo são muitos. Dá vontade de experimentar todas as frutas, não é mesmo?

 

Mas Cuidado! Se for fazer, faça no máximo por 3 dias

A dieta das frutas visa um emagrecimento rápido que foi elaborada por um nutricionista americano, Jay Robb. É uma dieta altamente restritiva tanto em calorias quanto em nutrientes.

As Frutas são alimentos saudáveis, mas não oferecem todos os nutrientes. Um exemplo são as proteínas que as frutas não possuem bons valores.

Por isso há necessidade de ressaltar que é uma dieta muito restrita e pode chegar a ser agressiva para o organismo. Se você possui alguma doença, mal estar, por favor, nem tente! E, se você optar por experimentar a dieta das frutas, faça no máximo por 3 dias.

 

Continue lendo, conhecer é a melhor maneira de se cuidar.

dieta-das-frutas-como-funciona-boa-alimentacao

Como funciona a dieta das frutas?

Em cada dia da dieta são enfatizadas dois tipos de frutas: uma com ação diurética (auxilia na eliminação de líquidos) e outra rica em fibras (ajuda no trânsito e saúde intestinal).  As frutas que podem ser consumidas: abacaxi, pera, melancia, mamão, laranja, morango, pêssego, banana e maçã.

Dicas? Não pule refeições (nem os lanches entre as refeições principais). Não beba refrigerantes (nem diet) e nem sucos de frutas industrializados (muitos aditivos químicos, sódio, além de pouquíssima fruta). Escolher os chás porque café diminui a perda de líquidos no seu corpo.

 

Como são as refeições da dieta das frutas?

  • Café da manhã: Consumir duas porções de frutas ( 1 porção de banana e 1 porção de melancia).
  • Lanche da Manhã: Escolher um chá que facilite a digestão e diminua a retenção de líquidos como chá de camomila, hortelã, alecrim. Mas não dá pra abusar! Tome no máximo 1 copo grande (300 mL).
  • Almoço: Sempre no horário de costume. O mais indicado pelo criador da dieta das frutas é o consumo somente de frutas e no máximo 1 copo de extrato de soja. Mas para quem não consegue ficar sem uma salada no almoço, os vegetais permitidos são: palmito, repolho, salsão, agrião, alface, pimentão, brócolis, ervilha, cenoura e berinjela.
  • Lanche da Tarde: Um chá ou uma porção de frutas (6 morangos, 1 maçã, 1 xícara de melão picado, etc). Você pode escolher: hibisco, chá-verde, chá-vermelho, jasmim, melissa. Utilizar adoçantes.
  • Jantar: Comer 2 horas antes de dormir. Optar pelas frutas do dia. Exemplo: ½ abacate, 1 mamão papaia, 1 fatia de melancia.
  • Ceia: Pode escolher algum chá dentre os descritos nas outras refeições.

 

Vantagens X Desvantagens da Dieta das Frutas

3 Vantagens:

  1. Alternativa para perda de peso rápida, em 3 dias.
  2. É uma dieta que incentiva a provar frutas e consumi-las.
  3. Dieta com alimentos frescos, sem aditivos alimentares, excesso de sódio.

3 Desvantagens:

  1. Quando há perda de peso muito rápida, perdemos massa muscular. Diminuir nossa massa magra não é tão bom assim. Um das consequências é a lentidão do metabolismo. Com o seu metabolismo mais lento, seu corpo irá gastar menos energia e quando sua alimentação voltar ao normal, o organismo irá acumular mais gordura, aumentando o peso novamente. Cuidado com o “efeito sanfona”!
  2. Por ser restrita em calorias, pode gerar desconfortos como cansaço, indisposição, fraqueza e tonturas, até mesmo desmaios (por não oferecer a quantidade de energia que o corpo necessita).
  3. Com a exclusão do consumo de hortaliças, leguminosas e até de gordura, não estaremos oferecendo ao nosso metabolismo as gorduras boas (sim, gordura também é importante), aminoácidos essenciais e outros nutrientes importantes.

 

Conclusões:

  • A dieta das frutas não oferece todos os nutrientes que seu corpo precisa. É uma dieta com restrição até mesmo de sabores, o leva a ser uma dieta monótona.
  • Não estimula a reeducação alimentar e a decisão de hábitos alimentares saudáveis. Portanto, você não aprende a comer melhor.
  • Você fará sozinho, sem acompanhamento nutricional? É um risco. Procure sempre um profissional nutricionista capacitado para te orientar.
  • E lembre-se você está fazendo uma dieta da moda. Se decidir faze-la, deve seguir por apenas 3 dias e quando sentir algum sintoma, abandonar a dieta na mesma hora.
  • O criador da deita das frutas afirma que a melhor opção em longo prazo e para manter uma vida saudável é uma dieta equilibrada e saudável.

 

Emagrecer é possível. Tenha força de vontade e busque o seu objetivo.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *